Sobre a Organização

História

Em 1996 um grupo de pessoas preocupadas com o fim da Associação de Deficientes de Limeira (ADEL) – uma entidade que atuava na luta dos direitos dos deficientes físicos – e também preocupadas com a ausência de políticas públicas para as pessoas com deficiência, principalmente adultas, resolveu criar a Associação Integrada de Deficientes e Amigos, a AINDA.

O objetivo da nova entidade era reunir esforços com a sociedade em benefício das pessoas com deficiência, que eram praticamente ignoradas pelo poder público. No dia 7 de setembro de 1996 a AINDA foi oficialmente fundada.

Como toda organização não governamental, principalmente naquela época, a AINDA sofreu dificuldades para atingir seu objetivo, mas sobreviveu com a ajuda de pessoas e autoridades. Aos poucos, a sociedade começou a colaborar com a sua subsistência.

Naquela época, a AINDA atendia 15 pessoas com deficiências físicas variadas. Entre eles, alguns deficientes visuais e auditivos que permanecem até hoje frequentando as atividades propostas.

A Prefeitura Municipal de Limeira, reconhecendo o trabalho desenvolvido, cedeu uma Assistente Social, para a entidade para trabalhar com os atendidos por algumas horas na semana, fato que marcou o início do trabalho social da entidade.

Passados alguns meses, a entidade começou a fornecer almoço e lanche da tarde, com auxílio de uma cozinheira e de uma secretária. Após quatro anos, a AINDA foi reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, passando a receber verba municipal e outra federal, que ajudam na manutenção.

Hoje a AINDA é reconhecida como Utilidade Pública não só Municipal, mas também Estadual e Federal e possui registros no Conselho Municipal da Assistência Social, Secretaria da Promoção Social Municipal, Conselho Nacional de Assistência Social e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.

Todos os direitos reservados
© Copyright 2024 | AINDA